(São Francisco de Itabapoana) Alunos de Brejo Grande apresentam trabalho de Relações Ético-Raciais

Alunos da Escola Municipal Ilda Muylaert de Machado, situada em Brejo Grande, apresentaram, na manhã desta terça-feira (01), uma culminância das ações desenvolvidas ao longo do semestre em torno das pautas da Educação para as Relações Ético-Raciais (ERER). Essa política pública, à qual o município de São Francisco de Itabapoana é adepto, vem sendo desenvolvida nas escolas em todos os componentes curriculares.

A subsecretária municipal de Educação, Cultura e Tecnologia, Kíssila Sobrinho, explicou que os alunos participaram de apresentações que ressaltaram a valorização das culturas e a miscigenação dos povos. Além disso, professores de diversos componentes curriculares envolveram toda a comunidade em torno da importância da conscientização dentro e fora de sala de aula. 

-Tivemos desfiles em que os alunos representaram fisicamente as características dos povos responsáveis pela formação do povo brasileiro. Foram realizadas também apresentações bibliográficas a respeito de autores e personalidades negras, como Conceição Evaristo, ELza Soares, Glória  Maria, entre outras. O objetivo foi salientar a relevância para a cultura brasileira. Os alunos vivenciaram e criaram momentos de reflexão e autocrítica, haja vista que perceberam a origem e o pertencimento do povo brasileiro – disse a subsecretária.

Todos os 10 coordenadores participaram do evento, assim como  todos os professores dos respectivos componentes curriculares se empenharam nas atividades.

Veja também