(São Gonçalo) Tachões e segregadores começam a ser instalados na ciclorrota

Espaço exclusivo para ciclistas terá 4,4 quilômetros de extensão

Tachões e segregadores estão sendo instalados ao longo da ciclorrota na Avenida Jornalista Roberto Marinho. A medida sinaliza o trecho e impede que veículos invadam a nova ciclovia de São Gonçalo. A ciclorrota, que vai ligar a Praça do Rocha à Praça Chico Mendes, no Raul Veiga, será uma área exclusiva para ciclistas de 4,4 quilômetros de extensão.

A obra está sendo executada pela Secretaria de Estado das Cidades, do Governo do Estado, em parceria com a Prefeitura de São Gonçalo. O projeto foi criado pela Secretaria Municipal de Gestão Integrada e Projetos Especiais (Semgipe). A ciclorrota está sendo pintada e sinalizada, numa ação conjunta com a Secretaria de Meio Ambiente e Transportes e da Guarda Municipal. Antes da ciclovia, foram refeitas as calçadas do espaço.

O prefeito Capitão Nelson destacou a importância do projeto para a cidade.

“Eu agradeço ao secretário das Cidades, Douglas Ruas, e ao governador Cláudio Castro pela ajuda. São Gonçalo está mudando e parte dessa mudança são as ciclovias que estão sendo implementadas pela cidade. Além da ciclorrota, que incentiva um trânsito mais consciente e poderá diminuir o número de carros nas ruas e a emissão de gases poluentes, o MUVI, que vai ligar Neves a Guaxindiba, também está implementando ciclovias por São Gonçalo, facilitando o ir e vir da população”, disse.

O secretário de Estado das Cidades, Douglas Ruas, também falou sobre como espera que as ciclovias novas impactem de forma positiva a cidade de São Gonçalo.

“A ciclorrota está sendo preparada com muita dedicação para dar mais segurança a quem pedala e ajudar a organizar melhor o trânsito. É uma ação que segue a orientação do governador Cláudio Castro de investir em mobilidade sustentável, tornando as cidades mais preparadas para o futuro”, afirmou.

Alex Nathan Garcia, de 20 anos, utiliza bicicleta para trabalhar como entregador e acredita que a ciclovia vai melhorar essa locomoção.

“Eu to achando show essa nova ciclovia. A rua aqui é perigosa e essa ciclovia faz a diferença, principalmente para nós que passamos constantemente por aqui. O trânsito em São Gonçalo é muito intenso, então, quanto mais sinalização como esses tachões e segregadores, melhor. Espero que as pessoas respeitem!”, disse.

Veja também