ATENÇÃO PRIMÁRIA DO MUNICÍPIO DE DUQUE DE CAXIAS RECEBE MÉDICOS

As Unidades de Atenção Primária de Saúde (APS) receberam um reforço de médicos que estão entrando para a equipe de atendimento à população do município e que fazem parte do Programa Mais Médicos. A prefeitura de Duque de Caxias se preocupa com a saúde do duque-caxiense e vem ampliando a rede de atendimento e reformando as existentes. Os novos médicos vão trabalhar na Atenção Primária, que é a principal porta de entrada no Sistema Único de Saúde (SUS). O primeiro nível de atenção em saúde se caracteriza por um conjunto de ações para prevenir e para detectar as necessidades de quem procura as unidades. É um importante fator para detectar doenças e para evitar que estas se agravem, como é o caso das doenças crônicas não transmissíveis, como hipertensão, pressão alta, e diabetes, que, se descobertas no início, proporcionarão ao doente uma melhor qualidade de vida.
Os médicos que atuam na Atenção Primária acompanham as gestantes, o pré-natal, e a puericultura, que é o acompanhamento integral do nascimento até o fim da adolescência, a fim de garantir um crescimento saudável, entre outras doenças.
Carlos Rafael dos Santos Freitas, Subsecretário de Atenção Primária da Secretaria Municipal de Saúde de Duque de Caxias, recebeu uma das novas integrantes da equipe, a médica de família, Fernanda Puga Carvalho, que vai trabalhar na unidade Parque Lafaiete, no Primeiro Distrito. O subsecretário destacou a importância da atenção primária. “A intenção é que a atenção primária tenha uma resolutividade dentro do sistema de saúde no entorno de 85 a 90%, e é visto tudo o que o cidadão necessita e o que não se conseguir resolver, vai dar desdobramento por meio do encaminhamento para a especialidade.” A médica da Família Fernanda Puga escolheu trabalhar com a Atenção Básica. “A medicina de família é boa porque você consegue atender de tudo um pouco, você atende todas as faixas etárias, todos os grupos prioritários, então é uma área muito abrangente, tem muita emoção, porque você não sabe exatamente o que é que você vai receber e, ao mesmo tempo em que é um vínculo com o paciente e com a família, de forma que se fica conhecendo pais, mães, filhos…”
O Programa Mais Médicos do Brasil é financiado pelo Governo Federal, através do Ministério da Saúde. Acontece da seguinte forma: os municípios fazem o pedido, o médico vai trabalhar no local, e a bolsa é paga pelo Governo Federal. O município de Duque de Caxias tem 60 médicos do Programa trabalhando nas unidades de Atenção Primária, Clínica da Família, no município.

folder_openTags

Veja também