Trabalho é parte da atualização do cadastro territorial multifinalitário do município para facilitar planejamento urbano e a localização de endereços, por exemplo
A Prefeitura de São João da Barra está trabalhando na atualização do cadastro territorial multifinalitário, em parceria com a Universidade Federal de Viçosa (UFV) e o grupo GENTE-UFV. A partir desta segunda-feira, 21, será iniciada a fase mapeamento tecnológico móvel em 360° de todas as áreas urbanas. O projeto inclui um aerolevantamento com uso de drones, já realizado, e a confecção dos mapas de todo o município atualizado.

“O objetivo principal deste trabalho é promover a atualização do cadastro imobiliário do município e contribuir para a construção de um sistema informatizado e devidamente atualizado com a realidade existente hoje, facilitando assim o acesso rápido e confiável aos dados gerados tornando as transações imobiliárias mais rápidas e com mais segurança”, comentou o secretário municipal de Fazenda, Aristeu Netto.
Antes do início do trabalho de campo, a prefeita Carla Caputi se reuniu, em maio deste ano, com representantes da UFV e com o secretário e o subsecretário de Fazenda, Júlio César Nunes, para certar os últimos detalhes da iniciativa que também incluiu visitas a casas por equipes, envolvidas no projeto, devidamente identificadas para garantir que o levantamento seja realizado com todo cuidado e responsabilidade.
A prefeita ressaltou que, além de melhorar o planejamento do município e a gestão de recursos, o mapeamento visa a organização dos serviços de endereçamento, o que levará ao município a pleitear, junto aos Correios, a identificação das áreas por mais de um Código de Endereçamento Postal (CEP), que atualmente é único no município.
“O nosso cadastro é desde 1968 e está desatualizado, por isso estamos iniciando um gigante trabalho para organizar tudo certinho, permitindo a organização dos nossos endereços, com novos números, nomes de ruas e também a possibilidade de novos CEPs atualizados para cada localidade. Tudo isso vai facilitar, e muito, o dia a dia de quem precisa receber encomendas, correspondências ou simplesmente se localizar melhor na cidade. Com tecnologia e cooperação institucional e da população, avançamos no desenvolvimento sustentável e na modernização da gestão municipal. É mais organização, mais dignidade e mais qualidade de vida para todos os sanjoanenses”, destacou a prefeita Carla Caputi.