(Campos dos Goytacazes) Defesa Civil recebe carro para atuar na retirada de enxames de abelhas

O veículo vai ser utilizado exclusivamente no projeto Casa do Mel, fruto de parceria com a Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade e a UENF

A Secretaria Municipal da Defesa Civil recebeu, nesta semana, um veículo para o projeto “Casa do Mel”, fruto de parceria com a Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF). O projeto tem como objetivo resgatar abelhas Apis mellifera em áreas urbanas e transferi-las com segurança para um apiário.

O secretário de Defesa Civil, Coronel Alcemir Pascoutto, relata que o veículo vai possibilitar uma melhor fluidez e desenvolvimento das ações envolvendo captura de abelhas e manuseio das colmeias, visando a preservação do meio ambiente.

“O carro vai ser utilizado exclusivamente pelo setor de apicultura da Defesa Civil. A iniciativa une preservação ambiental e responsabilidade social, ao mesmo tempo em que contribui para a segurança da população e o bem-estar dos polinizadores”, diz o secretário. A Defesa Civil conta ainda com uma caminhonete para retirada de enxames.

“Casa do Mel” — O projeto, feito por meio de parceria entre a Defesa Civil, Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade e UENF, promove, ainda, ações de educação ambiental, oferecendo aos alunos das escolas do município experiências práticas com a apicultura. Por meio dessas atividades, os estudantes aprendem sobre o papel essencial das abelhas para o equilíbrio dos ecossistemas e para a produção de alimentos, fortalecendo a conscientização sobre a importância da conservação desses insetos.

A Defesa Civil lembra que, em casos de enxame de abelhas, a população deve sempre buscar ajuda profissional e não tentar lidar com os insetos por conta própria, podendo acionar a Defesa Civil pelos telefones 199 ou (22) 98175-2512.

Confira algumas orientações da Defesa Civil:

1 – Evite aproximação: Não se aproxime do enxame, pois o movimento e barulho podem agitar as abelhas;

2 – Não tente remover por conta própria: É perigoso tentar lidar com abelhas sem o treinamento e equipamentos necessários. Sempre acione o Corpo de Bombeiros e/ou Defesa Civil;

3 – Alerte outras pessoas: Informe quem estiver por perto sobre a presença das abelhas para evitar aproximações acidentais, especialmente crianças e animais;

4 – Não use produtos químicos: O uso de inseticidas pode ser prejudicial e aumentar o risco de ataques. Esses produtos são perigosos tanto para as abelhas quanto para as pessoas ao redor.

Veja também