Maior usina a gás natural do país foi inaugurada em SJB por presidente da República, e licitação da EF-118 é anunciada para este ano
A maior e mais eficiente usina a gás natural do país está em São João da Barra e foi oficialmente inaugurada nesta segunda-feira, 28, em cerimônia que contou com a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. A Usina Termelétrica GNA II, no Porto do Açu, tem capacidade para atender a aproximadamente 8 milhões de residências e contou com investimentos de R$ 7 bilhões.
Prefeita de São João da Barra, Carla Caputi também esteve na inauguração e destacou o potencial de desenvolvimento do município. O Governo Federal ainda anunciou para este ano a licitação da rodovia EF-118 e assinou com a GNA uma carta de intenções para fomentar o mercado brasileiro de gás natural.
Lula lembrou da primeira visita que fez ao complexo portuário e enalteceu o potencial do empreendimento. “Estive aqui em 2013, eu não era mais presidente da República, e fui convencido para vir aqui conhecer o projeto de um porto que naquela época era tido como faraônico. Era tão exuberante que as pessoas normais não acreditavam que pudesse acontecer um porto da dimensão do Porto do Açu. Venho aqui, 12 anos depois, e vejo que aquele mega sonho está acontecendo na prática, hoje, nesta extraordinária cidade”, contou o presidente, reforçando o protagonismo internacional do Brasil na questão da transição energética.

A GNA II, que foi selecionada como projeto estratégico do Novo PAC do Governo Federal, gerou 10 mil empregos diretos na fase de construção. A usina inaugurada nesta segunda integra o maior parque de geração a gás natural da América Latina, composto também pela GNA I, que está em operação desde 2021. Juntas, informa a empresa, as usinas somam 3 GW de capacidade instalada, energia suficiente para atender cerca de 14 milhões de residências. E há possibilidade de expansão, já que a GNA possui licença ambiental para 3,4 GW adicionais.
A carta de intenções assinada pela empresa e pelo Governo Federal trata do desenvolvimento de projetos e estruturantes de energia e gás natural. A parceria tem potencial de atrair até R$ 20 bilhões em investimentos para o Plano Nacional Integrado das Infraestruturas de Gás Natural e Biometano. “Esta carta de intenções que acabamos de assinar demonstra nosso compromisso em cooperar para continuar crescendo, trazendo segurança energética para o Brasil”, comentou Emmanuel Delfosse, CEO da GNA.
A prefeita Carla Caputi salientou que a sua gestão atua em parceria com as empresas instaladas no Porto do Açu, sobretudo em projetos de capacitação da mão de obra para as oportunidades no empreendimento. Ela salienta, ainda, que a localização estratégica do complexo portuário e os investimentos constantes são fundamentais para a atração de indústrias e o desenvolvimento econômico não só regional, mas de todo o país.
— É um dia de muita alegria, muito orgulho para São João da Barra receber o presidente e sua comitiva para a inauguração desse empreendimento tão importante que é a GNA II, que coloca a nossa cidade em um papel de protagonismo no estado e, quiçá, no Brasil. Estamos muito felizes. Reafirmamos o compromisso do nosso município, com o país e o estado, para que a gente possa cada vez mais avançar — disse Caputi.
A comitiva do presidente contou com a presença dos ministros de Minas e Energia, Alexandre Silveira, de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, e dos Transportes, Renan Filho. A primeira-dama Janja da Silva também esteve presente. Da região, Carla Machado, ex-prefeita de São João da Barra e atual deputada estadual, também participou da cerimônia. Coube a Renan Filho o anúncio da licitação da ferrovia ainda em 2025.
Prefeita apresenta demandas ao presidente
Carla Caputi aproveitou a visita de Lula a São João da Barra para apresentar reivindicações para o município. Os três temas principais apresentados ao Governo Federal foram a questão da construção da ferrovia, que teve a licitação anunciada, a duplicação da BR-356 e a necessidade de intervenções para conter o avanço do mar nas praias de Atafona e do Açu.
— Todos se colocaram à disposição, como já vem acontecendo, e vamos fazer uma nova agenda, em Brasília, para conversarmos detalhadamente sobre cada uma das pautas — informou a prefeita.