Encontro foi marcado por emoção e reflexão
A primeira edição do segundo semestre do Circuito “Elas por Elas” foi marcada por emoção e reflexão. A programação realizada pela Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres, da Prefeitura de Macaé, acontece uma vez ao mês no Espaço Mulher Cidadã com debates e ciclos de palestras considerados relevantes para o público feminino pautadas no acolhimento, troca, escuta e cuidado.
Ainda este semestre, a Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres irá realizar outras atividades voltadas para as mulheres com foco no fortalecimento e orientação. Segundo a Secretária de Políticas Públicas para as Mulheres, Quelen Rezende, o Circuito tem sido de fundamental importância. “Além do empoderamento e da valorização, o “Elas por Elas” se volta para a promoção da igualdade de gênero e o fortalecimento da autonomia feminina. Este também é um momento marcado pelo diálogo e pela mobilização de direitos, deveres e respeito”, salienta.
Na noite desta quinta-feira (17), as participantes tiveram a oportunidade de compartilhar vivências e liberar emoções diante do tema “Quando a Menina Ferida se encontra com a Mulher que decide se curar”, conduzido pela terapeuta integrativa, Márcia Bolívar, que destacou a ressignificação, a importância da cura e de novos caminhos e olhares.
“Parabenizo à pasta por este projeto e convite. Um dos meus trabalhos é o atendimento à mulher no processo de autocuidado para que reflita e possa ter outra visão sobre a vida, o que foi e o que irá fazer. Destaco que a primeira infância é de suma importância, pois tudo que vivemos neste período fica registrado no subconsciente: “Somos resultado de nossa infância, o que vivenciamos lá atrás. Cada um tem uma história de vida”, ressalta Márcia Bolivar, que também atua com hipnose clínica.
Satisfeita com a programação, a palestrante também ministrou dinâmicas e momentos introspectivos e lembrou às participantes que “mesmo diante de adversidades e desafios podemos ressignificar o passado e ter um olhar diferente para a vida”.
Diante de depoimentos, produção de redações e troca de experiências, a palestrante Márcia Bolivar e a coordenadora do Espaço Mulher Cidadã, Jane Roriz agradeceram a participação. “Estamos felizes, pois cada vez mais a adesão no Circuito “Elas por Elas” tem ficado maior. Organizamos para que a programação seja realizada após o expediente de trabalho para atender às mulheres que saem de suas atividades profissionais. A conexão e o auto respeito são prioridades do circuito, que é marcado por sorrisos, lágrimas e reflexões”, pontuou Jane.
Por meio de escuta, olhares atentos, abraços e mensagens, as participantes tiveram a chance de dialogar e refletir sobre as origens emocionais de seus sofrimentos, compreendendo que muitas dores adultas surgem ainda na infância, podendo fazer apenas parte do passado. “Não acredito em tudo que passei neste Circuito. Que momento incrível. Tudo que passei aqui foi importante e inesquecível. Com certeza terei outra visão sobre a minha vida”, falou a cabeleireira Jessika Paula Costa.
Já a confeiteira Cristiana Pinto declarou que faz questão de voltar em outras edições. “Que projeto maravilhoso. Foi um momento inesquecível para todas as mulheres”, citou.
Vale lembrar, que Macaé conta com Centro Especializado de Atendimento à Mulher- Ceam, um espaço de acolhimento/atendimento psicológico e social, orientação e encaminhamento jurídico à mulher em situação de violência. Para receber o atendimento não precisa agendar, basta ir ao Ceam, que funciona à Rua São João, 33, no Centro de Macaé, e contar a situação que vivencia. Pode buscar ajuda também pelo telefone (22)2791-6620 – (22)2796-1045, números que toda mulher deve salvar na agenda. O contato também pode ser via o e-mail ceam@macae.rj.gov.br.