(Rio das Ostras) Município é contemplado pelo PAC Federal e terá novas unidades de saúde

O empenho da Prefeitura de Rio das Ostras rendeu importantes frutos à Saúde Pública. O Município teve quatro projetos aprovados para receber recursos do Novo Programa de Aceleração de Crescimento – PAC, do Governo Federal. A verba será direcionada a construção de novas unidades de saúde, aquisição de equipamentos e implantação do serviço inédito de teleatendimento.

De acordo com o secretário de Saúde e vice-prefeito, Fábio Simões, essa é mais uma grande conquista para Rio das Ostras. “Estamos trabalhando cada vez mais para melhorar a Saúde do nosso Município, que estava abandonada. Já tivemos avanços e com empenho e dedicação de todos, vamos conquistar muito mais porque a nossa população merece o melhor”, declarou Fábio.

O PAC Federal vai viabilizar a construção de uma nova Unidade Básica de Saúde (tipo IV), com 2.580mde área construída. A previsão é de que a Unidade seja construída no Serramar, podendo atender a moradores dessa e de todas as localidades adjacentes, como Extensão Serramar, Jardim Campomar, Cidade Beira Mar, Palmital, Jardim Patrícia, Vila Verde, Maria Turri, entre outras.

A previsão é de que cerca de 16 mil pessoas sejam atendidas na nova Unidade, que seguirá a metodologia da Estratégica de Saúde da Família – ESF, com equipes de Saúde da Família, Saúde bucal e multidisciplinares.

A localidade foi estrategicamente escolhida, pois vai atender locais distantes de unidades de atendimento, pois nas áreas entre o trevo e a Estrada Velha de Rio Dourado, assim como no trecho em direção a Vila Verde atualmente há um grande vazio assistencial.

“Após longos anos sem nenhuma expectativa de expansão da Atenção Primária à Saúde, Rio das Ostras retoma o cenário de crescimento. São novas estruturas que irão contribuir significativamente para os cuidados à saúde da nossa população, principalmente em localidades que hoje estão totalmente sem cobertura da Estratégia da Saúde da Família”, explica a subsecretária de Atenção Primária, Rosimeri Azevedo.

CAPS AD – Atendendo a uma antiga demanda de Saúde da Cidade, o Município também conseguiu recursos para a implantação de um Centro de Atenção Psicossocial – Caps AD, voltado para pessoas que apresentam sofrimento psíquico decorrente do uso de álcool e outras drogas. A Unidade vai integrar a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), que compõe a Rede de Atenção à Saúde.

“O Caps AD será um grande marco para o nosso Município”, completou Rosimeri Azevedo.

MAIS EQUIPAMENTOS – Entre as conquistas estão novos equipamentos para as unidades básicas de saúde do Município. Com os recursos federais, serão adquiridos seis kits que incluem câmara fria para vacinas, laser para fisioterapia, cadeira de rodas, eletrocardiógrafo, doppler vascular e ultrassom para fisioterapia.

TELECONSULTA INÉDITA – Como forma de ampliar e facilitar o acesso dos moradores aos serviços da Atenção Primária, Rio das Ostras pleiteou e conseguiu equipamentos para estruturação de seu primeiro Ponto de Telessaúde na Rede Municipal.

Os equipamentos poderão incluir notebook, televisor, webcam, entre outros recursos, para viabilizar teleconsultas – atendimentos médicos ou multidisciplinares de forma remota, como consultas de psicologia, nutrição, entre outras.

Veja também