Com o objetivo de capacitar profissionais para oferecer serviços mais seguros e eficientes à comunidade vai ter início nesse sábado (5), os cursos profissionalizantes de Eletricista Predial e Operação de Computadores, voltados para os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA). A capacitação acontece através de uma parceria com o Instituto Federal Fluminense (IFF). O evento vai acontecer na Escola Modelo Municipal Herval Luiz dos Santos Batista, no Centro, às 8h.
As aulas também vão ser realizadas na Herval Luiz dos Santos Batista, com carga horária de 160 horas, sempre aos sábados, das 8h às 16h. A previsão é que os cursos sejam concluídos em dezembro deste ano.
Os alunos são estudantes das três unidades escolares onde são oferecidos os cursos da EJA: Escola Municipal Modelo Municipal Herval Luiz dos Santos Batista, no Centro; Escola Municipal Manoelina de Souza Rodrigues, em Travessão de Barra; e Escola Municipal Estelita de Araújo Crespo, em Praça João Pessoa.
Segundo o secretário municipal de Educação, Cultura e Tecnologia, Gustavo Terra, a proposta dos cursos foi retomada este ano, na atual gestão. Ele explicou que o município adquiriu insumos para as capacitações há cerca de três anos, mas o projeto não avançou.
— Há no almoxarifado materiais para o curso de Eletricista Predial, como chuveiros elétricos, ventiladores e demais itens que serão utilizados nas aulas práticas. Para o curso de Operação de computadores, temos as máquinas e ferramentas para os alunos. A Prefeitura garantirá o espaço físico e a alimentação dos alunos, já que os cursos ocuparão quase todo o dia. O IFF será responsável por toda a parte pedagógica: professores, coordenação e material didático — explicou o secretário.