Adolescentes de 15 e 16 anos interessados em curso voltado ao mercado de trabalho têm até 13 de agosto para disputar uma das 25 vagas
Pelo terceiro ano consecutivo, São João da Barra está com vagas abertas para o Programa de Trabalho Protegido na Adolescência (PTPA), voltado a preparar e auxiliar adolescentes no ingresso no mercado de trabalho, com o apoio de instituições públicas e privadas. Jovens de 15 e 16 anos interessados na iniciativa têm até as 23h59, do dia 13 de agosto, para se inscrever gratuitamente no link (aqui) preenchendo um formulário.
O PTPA é desenvolvido no município pela Fundação para a Infância e Adolescência (FIA-RJ) em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, por meio do Departamento da Infância e Adolescência, que inclusive colocou a sua sede na rua São João 571, na sede do município, à disposição dos jovens que queiram mais informações e se inscrever. As aulas acontecerão também no mesmo endereço no contraturno escolar.
Após a realização da inscrição, o adolescente e seu responsável legal concederão novas informações e participarão de entrevista social e acolhimento psicológico realizados pela equipe técnica da unidade referenciada.
De acordo com edital publicado pela FIA (aqui), são requisitos para se inscrever a uma das 25 vagas destinadas a São João da Barra ter nascido no período entre 2 de outubro de 2009 e 2 de julho de 2010; estar em reconhecida vulnerabilidade social; oriundos de famílias monoparentais, anaparentais extensas ou reconstituídas; matriculados e frequentando efetivamente o ensino fundamental II ou médio, em escola pública ou privada com bolsa de 100%; pertencente a famílias cadastradas em programas de transferência direta ou indireta de renda (por exemplo: Bolsa Família, BPC, entre outros.); e em medida protetiva de acolhimento institucional e/ou familiar.
Com duração de quatro meses, o curso oferece módulos de Matemática e Raciocínio Lógico; Português e Redação; Técnica, Tecnologia e Mídias Sociais; Teatro, Música e Produção Artístico-Cultural; Humanidades Aplicadas; Noções Administrativas e Financeiras; e Resiliência. O início das aulas está previsto para o dia 18 de agosto deste ano.
Após a conclusão do curso, há a possibilidade de encaminhamento para estágio, por meio das articulações e parcerias promovidas pela FIA. O adolescente deve seguir regularmente matriculado, ativo e permanecer frequente na escola durante toda sua experiência no PTPA, com aproveitamento escolar satisfatório. Mesmo depois do fim da qualificação, o jovem continua recebendo acompanhamento psicossocial até ele completar 18 anos.